Nova tecnologia para máquinas colhedoras de cana economia de combustível
Aplicação da Tecnologia
(aplicada em colhedoras de cana)
Atualmente o maior problema das colhedoras de cana está relacionado com o seu elevado consumo de combustível. A alta rotação do ventilador do extrator primário é responsável por aproximadamente 30% do consumo de combustível da máquina. Portanto, baseado nisso desenvolveu-se uma tecnologia que permite que o ventilador opere com a rotação especificada pelo fabricante exigindo menor potência do motor e consequentemente menor consumo de combustível.
Princípio de Funcionamento
A presente tecnologia visa reduzir o consumo de combustível da colhedora de cana em torno de 10% a partir da redução do consumo de potência do motor hidráulico do extrator primário, através da instalação do multiplicador, novo motor com maior potência e menor consumo e bloco de comando. A tecnologia operará através de uma saída reserva da bomba menor e o sistema hidráulico “original da máquina”. Desta forma poderá ser eliminado a bomba dedicada para o extrator, originalmente.
Extrator Primário (O que é?)
A colhedora de cana possui um extrator primário, que tem como função a limpeza dos colmos cortados, eliminando impurezas. O extrator é composto por alojamento, capuz, sistema de giro hidráulico do capuz, ventilador, suporte e bomba hidráulica.
A Tecnologia
1 – Motor hidráulico; 2 – Suporte para eixo central; 3 – Eixo central (existente); 4 – Multiplicador de rotações; 6 – Suporte do multiplicador; 7 – Estrutura metálica para Instalação (existente); 9 – Pás do ventilador (existente); 10 – Capuz giratório (existente)